Vamos Conversar? Coren-MS realiza ações no Setembro Amarelo


27.09.2024

Campo Grande (MS) – Durante todo o dia de Hoje (27), o conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Santa Casa de Campo Grande e a Caixa de Assistência dos Servidores de MS (Cassems) realizou uma roda de conversas na Escola de Saúde da Santa Casa em alusão ao Setembro Amarelo.

A educadora física, Profª Ana Carolina Blanco, iniciou as atividades com exercício laboral e explicou que manter o corpo ativo é primordial para a saúde mental. A médica psiquiátrica, Dra. Letícia Rocha, corrobora com a professora em sua palestra, que aborda temas importantes como gatilhos emocionais, apoio as pessoas e as famílias, e como reconhecer sinais no ambiente de trabalho ou familiar.

O Presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Afonso Dias, esteve presente no evento e falou da importância de se oferecer apoio aos profissionais: “A enfermagem ganhou destaque durante a pandemia, se mostrou forte e valente em enfrentar a covid, mas somos humanos, chega uma hora essa fortaleza desmorona; é aí que temos que nos dar as mãos e nos ajudar”, frisa Leandro Dias.

Ações do Coren

 Além da ação na Santa Casa, o Coren participou ainda, de panfletagem e abordagem direta na Feira da Paz, juntamente com a administração pública UFMS, Insted e Uniderp, abordando temas sobre as medidas de prevenção, da saúde e transtornos mentais.

Na casa Dom Bosco as ações foram direcionadas às crianças na faixa etária de 6 a 14, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Com abordagem do transtorno mental e como a criança e o adolescente devem lidar com a questão da autoestima e da valorização da vida. Já na Anhanguera Unaes, o Setembro Amarelo foi abordado com acadêmicos de enfermagem, falando sobre a prevenção e da valorização a vida.

 Todas essas ações foram realizadas pela Dra. Enfermeira Rosângela Fernandes Pinheiro Nantes, representante do Coren na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Estado de Mato Grosso do Sul. “Essas palestras não são somente sobre prevenção, são sobre autoestima e da valorização da pessoa enquanto serviço social. Precisamos cada vez mais falar sobre, porque sabemos que o número de casos está crescente na enfermagem, tanto quanto os outros profissionais da saúde. E fazer essas ações é a forma que temos de propagar essa semente. Sabemos o quanto isso é necessário para que possamos ser cada vez mais melhores”, destaca a colaboradora do Coren.

Ações do Cofen

Apoio emocional disponível e gratuito para a enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem entende que que o Setembro Amarelo traz importantes debates e reflexões sobre a saúde mental. Durante a pandemia, diante da necessidade de providenciar um espaço de escuta e acolhimento, e, em parceria com os Conselhos Regionais, criou o programa Enfermagem Solidária, que está disponível na plataforma CofenPlay, o programa realiza o acolhimento de saúde mental para profissionais da Enfermagem, em um espaço seguro, sem julgamentos, de forma gratuita e confidencial.

Os atendimentos estão disponíveis todos os dias, de 9h às 22h, contando com uma equipe de especialistas voluntários.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3103

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...