Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren- Ms reconhece ato heroico de enfermeiro que salvou a vida de paciente da ambulância em chamas


12.08.2025

 

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul em nota oficial reconhece o ato de bravura 

NOTA OFICIAL DE RECONHECIMENTO POR ATO DE BRAVURA 

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, por meio desta nota oficial, reconhece o ato de bravura praticado por André Luís Peralta, integrante do corpo de enfermagem do Hospital Darci João Bigaton em Bonito. 
No dia 11 de agosto, durante seu trabalho de rotina o enfermeiro demonstrou notável coragem e determinação ao tirar um paciente de uma ambulância em chamas. Em atitude de extrema coragem e ousadia, evidencia os constantes perigos em que a categoria pode passar e apresenta o impacto que a profissão tem diante da população sul mato-grossense.  

O ato de bravura demonstra o compromisso que o Enfermeiro André tem com os valores de profissão, com a dedicação, profissionalismo e sem sombra de duvida e serve de exemplo para todos os membros da Enfermagem. 
Pelo exposto, Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, expressa seu mais profundo reconhecimento ao Enfermeiro André Peralta pelo ato de bravura e amor para com o próximo.

Ass: Presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Afonso Dias.

Para o presidente do Coren-MS , o enfermeiro Dr. André Luiz Peralta, salvou a vida de uma pessoa e honrou toda a enfermagem. “Estamos orgulhosos com o exemplo de coragem e bravura com que o enfermeiro André lidou com a adversidade vivida, arriscando sua própria vida para salvar outra vida, e sem dúvida um ato que merece nosso respeito e nossa admiração”, enfatizou Dr. Leandro Dias

Entenda o caso

Na madrugada da última segunda-feira, durante mais um plantão no Hospital Darci João Bigaton, em Bonito, a 247 quilômetros de Campo Grande, o enfermeiro André Luís Peralta realizava suas atividades de rotina. A ambulância, estacionada no pátio e pronta para iniciar o transporte, aguardava apenas os últimos preparativos.

Ao entrar na UTI móvel, Peralta percebeu um curto-circuito no cilindro de oxigênio, localizado próximo ao paciente. Em questão de segundos, as chamas começaram a se espalhar rapidamente pelo interior do veículo.

Diante do risco iminente, André agiu de forma imediata: correu até a maca e, com auxílio da médica de plantão, retirou o paciente, levando-o para um local seguro antes que o fogo destruísse totalmente a ambulância.

Durante o resgate, o enfermeiro sofreu queimaduras de terceiro grau no punho e na mão direita, sendo encaminhado para tratamento em Campo Grande. Ele passa bem, assim como o paciente, que permanece em estado estável no hospital.

“Quando percebi que o fogo se alastrava rapidamente, pensei comigo: meu paciente não vai morrer em chamas”, relatou o profissional.

Em nota, o Hospital Darci João Bigaton destacou que a coragem de André evitou uma tragédia. “Precisamos reconhecer heróis que, no dia a dia, arriscam a própria vida para salvar a de outros”, destacou a nota da direção da unidade.

 

Assessoria de Comunicação Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...