Jornada menor para profissionais da enfermagem


16.04.2012

Em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (11), o senador Paulo Bauer (PSDB/SC) cobrou celeridade da Câmara dos Deputados na votação do Projeto de Lei (PLS 2.295/2000), que reduz a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

A matéria propõe que a jornada de trabalho para estes trabalhadores seja de seis horas diárias e 30 horas semanais. Para Bauer, o projeto é necessário porque, em muitos casos, os empregadores submetem os profissionais de enfermagem a jornadas exaustivas que, segundo ele, chegam a ser desumanas.

Projeto prevê jornada de seis horas diárias e 30 horas semanais de trabalho para a categoria

O parlamentar disse que é difícil compreender tamanha dificuldade para a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, onde já tramita há mais de doze anos.

“Estes profissionais têm importância fundamental na recuperação dos mais diversos problemas de saúde. É preciso levar em conta que, em muitos casos, eles acabam por se envolver, inclusive emocionalmente, com os pacientes pelos quais são responsáveis, o que pode contribuir para intensificar seu desgaste”, afirmou.

O senador tucano disse que esta é uma classe que, na quase totalidade, não tem uma remuneração condigna e, por isso, precisa enfrentar duplas jornadas de trabalho.

“O resultado é o estresse acumulado e a perda da qualidade de seu trabalho. Espero que os nobres deputados se convençam da importância dos profissionais de enfermagem e de suas reivindicações, porque só assim eles poderão ter maior dedicação com os doentes, além de prestar um serviço de maior qualidade do que aquele que é prestado por um profissional estafado pela sobrecarga de trabalho”, destacou.

Ao finalizar o discurso, o senador informou que os profissionais de enfermagem irão realizar um ato público –“Fórum Nacional 30 Horas Já: Enfermagem unida com um único objetivo” – no dia 11 de abril, na Esplanada dos Ministérios, seguido de audiência pública no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

“Eu quero expressar meu total apoio às reivindicações dessa classe tão sofrida e menosprezada em seus anseios pela sua valorização e reconhecimento da sociedade”, concluiu.

Fonte: Assessoria PSDB

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...