Dia da Mulher terá atendimento especial do Programa Saúde em Ação


08.03.2013

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), promove uma série de atividades como parte do Programa Saúde em Ação. Desta vez, o foco será a saúde da mulher, com atendimento das 8 horas às 23 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tiradentes. O prefeito Alcides Bernal (PP) participa do início das ações.
De acordo com a coordenação do Programa da Saúde da Mulher, mulheres a partir dos 13 anos de idade é o público alvo da iniciativa, que terá atendimento no modelo de consulta integrada. Durante toda a sexta-feira, as mulheres que comparecerem a UBS Tiradentes, por demanda espontânea, terão direito a consultas de enfermagem, ginecológica, odontológica, além de receber orientação sobre saúde da mulher , teste de HIV e vacinação gratuita.

Além do atendimento feito no prédio da UBS Tiradentes, um ônibus adaptado com consultório também irá receber as pacientes tanto para consulta quanto para a realização de exames específicos da mulher como o Papanicolau . O veículo estará estacionado o dia todo em frente à unidade.

Parceria

O ônibus da Saúde Itinerante que realizará atendimento amanhã (8) no local da ação foi disponibilizado por meio de parceria entre a Sesau e a Previne Medicina Preventiva e Hospitalar. O mesmo irá permitir a realização de consultas médicas e exames de prevenção ao câncer de colo, de mama e planejamento familiar.

O ônibus conta com uma sala de Centro Cirúrgico completa, sala de exame ginecológico para o apoio do diagnóstico do câncer, para a realização de exames de mamografia, preventivo, punção de mama e exames ginecológicos.

Programa Saúde em Ação

Lançado no dia 5 de janeiro deste ano, o Programa Saúde em Ação pretende, além de executar as estratégias do mutirão de enfrentamento da dengue nas regiões de maior infestação em Campo Grande, intervir junto à população, a fim de minimizar a situação de doenças e com isso melhorar o atendimento nas unidades de saúde.

O secretário municipal de Saúde Pública, Ivandro Corrêa, explica que o foco do programa é minimizar o agravamento de doenças e promover a prevenção das mesmas. Ou seja, se a gente executa ações eficientes para prevenir as doenças, a demanda nos 24 horas e Centros Regionais de Saúde diminui. Com isso a gente muda o cenário da saúde na Capital , disse o titular da Sesau. Atualmente, 61% dos pacientes assistidos no município pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são encaminhados para o atendimento de média e alta complexidade.

O prefeito Alcides Bernal reforça o seu compromisso de que a saúde será de fato colocada como prioridade, por meio de ações não apenas que atinja o cidadão, mas também com a valorização dos profissionais que atuam hoje na área da saúde pública em Campo Grande.

São essas as pessoas responsáveis por receber o paciente, ou orientar e que farão a diferença nesse resultado. Vamos estimular e motivar esses profissionais, que são os verdadeiros responsáveis por cuidar da saúde das pessoas e garantir a qualidade de vida de todos nós. As pessoas estarão sempre em primeiro lugar, tanto os cidadãos comuns quanto os servidores públicos que terão o reconhecimento daquilo que fazem e passarão a desempenhar seus papéis com uma satisfação sem dúvida maior , disse.

Serviço

Endereço da UBS Tiradentes: Rua Jose Nogueira Vieira, S/N Bairro Tiradentes

Fonte: Midiamax

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...