Coren-MS visita Polo Base de Aquidauana-MS e reconhece trabalho dos profissionais

04.03.2024

O presidente do Coren-MS, Dr. Enfº Leandro Dias, visitou o Polo Base de Aquidauana, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MS). Durante a visita, Leandro Dias cumpriu uma extensa agenda na região, reconhecendo o trabalho dos profissionais e reforçando a importância da educação continuada para a categoria.

O DSEI-MS é responsável pela promoção da reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias, além de desenvolver atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência à saúde indígena, com a participação do Controle Social. No Brasil, existem 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais, com base na ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Incentivo à educação continuada
Na ocasião, o presidente do Coren-MS, Enfº Leandro Dias, reforçou a oportunidade dos profissionais da região realizarem cursos técnicos por meio do Pós-Téc, programa de especialização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Leandro Dias manifestou a intenção do Coren-MS de realizar e apoiar cursos e palestras para os profissionais de Aquidauana e região.

A visita do presidente do Coren-MS a Aquidauana contou com a presença da conselheira Dayse Clemente e da assistente administrativa da presidência, Meire Benites. A agenda incluiu visitas a unidades de saúde e reuniões com profissionais da área.

O presidente do Coren-MS, Leandro Dias, destacou a importância da visita para reconhecer o trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam no Polo Base de Aquidauana. “É gratificante ver de perto o compromisso e a dedicação desses profissionais que garantem a saúde da população indígena”, afirmou.

Encontro com ex-aluna
Um dos momentos marcantes da visita foi o encontro do presidente Leandro Dias com a técnica de enfermagem Juliany Lipu Benites, que trabalha no setor administrativo do Polo Base. Juliany é ex-aluna de Leandro Dias na Anhanguera-Campo Grande.

Leandro Dias também reforçou o compromisso do Coren-MS com a valorização e o desenvolvimento profissional da enfermagem em Mato Grosso do Sul.