Coren-MS fiscaliza Hospital Regional Estácio Muniz em Aquidauana para apurar denúncias e verificar déficit profissional

01.03.2024

A equipe do Coren-MS verificou a jornada de escala e a carteira dos profissionais e orientou sobre a campanha do Mês de Conciliação

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Dr. Leandro Dias, visitou na sexta-feira (01/03) o Hospital Regional Estácio Muniz, em Aquidauana-MS, para acompanhar uma denúncia contra uma profissional de enfermagem e verificar a situação do déficit profissional na unidade.

A visita foi realizada após a fiscalização do Coren-MS ter constatado, em outubro de 2023, a necessidade de contratação de mais quatro enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem no hospital. Segundo a responsável técnica da unidade, Juliana da Rocha Miranda, duas contratações já foram feitas e o hospital está buscando repor os profissionais que ainda faltam. Hoje, a unidade é formada por 21 enfermeiros e 94 técnicos de enfermagem.

A equipe do Coren-MS verificou a jornada de escala e a carteira dos profissionais para garantir que estejam em dia. Além disso, os profissionais foram informados sobre o início do “Mês de Conciliação” do Coren-MS, que oferece descontos de 60% a 100% em multas e juros, conforme os pagamentos à vista ou parcelados.

Denúncia contra profissional de enfermagem

Uma profissional de enfermagem do Hospital Regional Estácio Muniz sofreu denúncia por um ex-servidora e médicos, por meio de uma carta que questionava sua postura profissional. O Coren-MS irá abrir um processo ético para apurar as denúncias. A profissional terá a oportunidade de apresentar sua defesa e testemunhas.

O presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Dias, destacou que o papel do Conselho é apurar as denúncias e, se comprovadas, abrir um processo ético. “O Coren-MS tem buscado zelar pelo profissional de enfermagem e garantir a qualidade da assistência prestada à população”, afirmou.

A equipe do Coren-MS continuará acompanhando a situação do Hospital Regional Estácio Muniz e cobrará da administração da unidade a resolução do déficit profissional.