Eldorado e Itaquiraí têm atividades de enfermagem interditadas pelo Coren-MS por falta de profissionais


10.01.2025

Unidades nos dois municípios terão atividades reabilitadas apenas após cumprimento das condições estipuladas pelo Conselho.

Campo Grande (MS) – O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) interditou eticamente as atividades de enfermagem em unidades de saúde de Eldorado e Itaquiraí, devido à falta de profissionais que garanta a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes e condições adequadas de trabalho aos profissionais.

As unidades afetadas em Eldorado incluem o ESF Manoel Gomes, Posto de Saúde Porto Morumbi e Posto de Saúde Floresta Branca. Já em Itaquiraí, as interdições ocorreram no Posto de Saúde Boa Sorte e no Posto de Saúde Tamacavi.

De acordo com as decisões 071/2024 e 072/2024, a reabilitação das atividades de enfermagem nas unidades dependerá da contratação ou alocação de profissionais suficientes para atender as demandas.

No caso de Eldorado, será necessário que a administração municipal providencie a contratação de, no mínimo, dois enfermeiros para complementar o quadro e garantir a supervisão direta aos técnicos de enfermagem durante todo o expediente. Já em Itaquiraí, será necessária a contratação de pelo menos um enfermeiro para atender às mesmas condições.

Além disso, as decisões determinam que os serviços privativos de enfermeiros sejam ofertados durante todo o funcionamento das unidades ou, alternativamente, que as atividades de enfermagem de nível médio sejam suspensas nos períodos em que não houver supervisão direta de enfermeiro.

O Presidente do Conselho, Dr. Leandro Rabelo Dias, enfatiza que a atuação do Coren é fundamentada na legislação vigente, visando garantir a segurança dos pacientes e condições dignas aos profissionais: “A saúde pública de qualidade começa com profissionais capacitados e em número suficiente para atender à população. É inadmissível que técnicos e auxiliares de enfermagem trabalhem sem supervisão direta de enfermeiros, o que compromete tanto a segurança do paciente quanto a integridade dos profissionais da Enfermagem.”

A solicitação para reabilitação das atividades deverá ser encaminhada ao Presidente do Coren-MS, que, junto à Comissão Sindicante, avaliará o cumprimento das condições estabelecidas para a retirada das interdições.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Av. Monte Castelo, 269 - Monte Castelo, Campo Grande - MS, 79010-400

(67) 3323-3104 ou 3323-3105

presidencia@corenms.gov.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira das 8h às 17:00 (Exceto feriados)

Loading...