Cofen e Coren-MS capacitam enfermeiros da Capital na inserção de DIU

16.10.2024

Campo Grande MS – o Conselho Regional de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), juntamente com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), realizaram na última semana a capacitação dos enfermeiros da Atenção Básica de Campo Grande para Consulta de Enfermagem em Saúde Sexual e Reprodutiva: enfatizando a inserção, monitoramento e retirada de DIU. A consulta e a prática de inserção de DIU é regulamentada pela Resolução COFEN 690/2022. 34 enfermeiros, todos de Campo Grande, fizeram a parte teórica da capacitação.

Cinco enfermeiros de MS estiveram em São Paulo para a capacitação e três se capacitaram para ser multiplicadores deste curso, juntamente com o Grupo da Mulher do Coren-MS, coordenado pela Conselheira Regional Dra. Karine Jarcem, que realiza capacitações aos profissionais de enfermagem no estado desde de 2018.

Conforme explica a Dra. Virna Hildebrand, Conselheira Secretária do Coren, a inserção do DIU é uma intervenção que tem grande impacto no planejamento reprodutivo. Sua alta eficácia como método contraceptivo, contribui para reduzir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde. “A participação da enfermagem em ações de planejamento sexual e reprodutivo amplia as oportunidades das mulheres de terem acesso a métodos eficazes, promove a saúde, diminui gestações indesejadas e melhora a qualidade de vida”, frisa.

Dra. Virna, que esteve em São Paulo para realizar a capacitação e ser um agente multiplicador aqui em MS, enfatiza que a inserção de DIU por enfermeiros “é fundamental para o fortalecimento e empoderamento da profissão. Isso demonstra cada vez mais a autonomia desses profissionais nas práticas avançadas, e aumenta sobremaneira o acesso das mulheres aos serviços de saúde para o planejamento reprodutivo”.

O presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Rabelo Dias, acompanhou toda a capacitação e afirma que “A inserção do DIU por enfermeiros, regulamentada pelo COFEN, representa um avanço significativo na ampliação dos serviços de saúde, reduz barreiras e facilita o acesso aos métodos contraceptivos a todas as mulheres”.

O Conselheiro Federal e coordenador da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Cofen, Dr. Renné Cosmo da Costa, que esteve em Campo Grande para a capacitação, ressalta que “o Cofen busca com essas capacitações qualificar enfermeiros para essa prática avançada com a excelência que a habilidade requer e coloca no mercado um profissional de alta qualidade, capaz de mudar importantes indicadores de saúde pública”, enfatiza.

A presidente do Coren de Alagoas, Dra. Dannyelly Dayane Alves da Silva Costa, instrutora do curso, afirma que “qualificar enfermeiros no planejamento reprodutivo com inserção do DIU, é sobretudo, oferecer acesso e garantir direitos a homens, mulheres e as famílias. Além de contribuir diretamente na redução de indicadores importantes como gravidez na adolescência e mortalidade materna e infantil”.

Participaram direta e indiretamente para o sucesso da capacitação em Campo grande, o presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, que não mediu esforços em viabilizar a capacitação; a Dra. Andriely Gomes dos Santos, Coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade e a Dra. Denise Rodrigues Fortes, gerente de Educação Permanente da ETSUS, ambas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o órgão responsável pela saúde do município de Camp Grande.