Nota de repúdio

13.08.2024

Campo Grande (MS) – O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) manifesta forte indignação e repudia o ato de violência ocorrido na noite de sábado (11), no Hospital Municipal de Água Clara-MS, onde uma enfermeira foi agredida covardemente durante seu labor. A ação de uma mulher de 39 anos, que deu um soco no rosto da profissional, é inaceitável e representa um grosseiro desrespeito não somente a enfermeira, mas aos profissionais de saúde que dedicam suas vidas ao cuidado e à preservação da saúde humana

Os profissionais da enfermagem, ao fazer o juramento de dedicar as suas vidas ao serviço da humanidade, se comprometem a agir com consciência, integridade e profundo respeito pela dignidade humana. Exigimos, portanto, que todos os cidadãos respeitem este compromisso de forma equânime, independentemente das circunstâncias.

O atendimento, que muitas vezes se dá em situações de extrema vulnerabilidade, não pode ser cenário de ameaças e agressões. É fundamental destacar que o desacato a funcionários públicos, especialmente em ambientes de saúde, constitui não apenas uma ofensa à honra do profissional, mas também à administração pública como um todo, sendo um crime passível de detenção, conforme previsto no Art. 331 do Código Penal.

Reiteramos nosso repúdio e manifestamos nosso apoio incondicional à enfermeira agredida e a todos os profissionais de saúde. Pedimos que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que atos de violência como este não se repitam. A integridade física e psicológica dos profissionais de saúde deve ser preservada, para que possam continuar a desempenhar seu papel fundamental na sociedade com segurança e dignidade.

Coren-MS – Enfermagem reconhecida, unida e forte.