Colaboradora completa 29 anos de dedicação ao Coren-MS

24.07.2024

Campo Grande (MS) – Lucimar Mustafá tem a inscrição 004 na ficha de funcionários da instituição e se lembra perfeitamente da época em que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) funcionava em uma sala emprestada, com móveis da prefeitura e sem telefone. Para ela, que ingressou na autarquia há 29 anos, e teve que enfrentar filas no orelhão para ligar para os profissionais, as dificuldades enfrentadas no início da carreira servem como um lembrete do quanto o Conselho cresceu e se profissionalizou ao longo dos anos.

“Eu vi o Coren passar por cinco mudanças de endereço, implementar o uso de computadores, telefones e se tornar uma referência em profissionalismo e qualidade de atendimento. “Hoje, os servidores têm tudo: computador, mesa, ar-condicionado. Eu tinha que sair na chuva para ligar de um orelhão para os profissionais, pois nem telefone alugado havia no Coren”, enfatiza.

Lucimar começou como datilógrafa, fazendo tudo manualmente, desde a limpeza da sala até a entrega de notificações nos hospitais. As fiscalizações eram frequentes, mas nem sempre eram fáceis. Certa vez, segundo a colaboradora, ela foi no Hospital do Coração e “o profissional estava no centro cirúrgico trabalhando. Tive que esperar ele terminar o procedimento e só depois entreguei a notificação, ” lembra rindo da situação.

Apesar das dificuldades, Lucimar nunca pensou em sair do Coren-MS. “Amo fazer o que faço, amo atender os profissionais e com isso fiquei muito conhecida em Dourados e nos 33 municípios que atendemos”, afirma com convicção. Sua maior recompensa é o reconhecimento e aos 55 anos não tem planos de se aposentar.

O conselheiro tesoureiro da instituição, Patrick Gutierres, é um desses profissionais que foi atendido pela Lucimar, e revela que desde 2014, antes de ser conselheiro já era atendido por ela “faz um bom tempo que eu a conheço, sempre com um sorriso ela nos atende com muito carinho e competência; tanto a mim quanto aos colegas”, destaca.

Ilustrando as dificuldades, Lucimar narrou um relato bem peculiar; uma fiscalização no interior. Ela acompanhou a Dona Mara, fiscal à época no Coren, que havia organizado uma fiscalização em Novo Horizonte do Sul: visita ao hospital e à Secretaria de Saúde. Chegando ao município se depararam com a ponte que dava acesso à cidade caída, dirigindo seu “golzinho branco”, não se acanhou e atravessou o córrego.

“Quando chegamos o hospital e a Secretaria de Saúde estavam fechados e o hospital não tinha enfermeira para nos atender. O povo estava tudo em uma festança na cidade e esqueceram que ia ter fiscalização. Dona Mara contatou a prefeitura e exigiu a presença de representantes do hospital e da Secretaria de Saúde. Fizemos uma vistoria minuciosa do hospital e na Secretaria de Saúde, mesmo com a cidade em festa”, lembra.

Fora do expediente, Lucimar se dedica à família e aos dois netos que a encantam. A colaboradora adora viajar; vai sempre ao Paraguai, e uma vez por ano, visita o nordeste brasileiro. “Amo a vida! Sou realizada!”, se define.

Em nota a diretoria do Coren-MS e os conselheiros parabenizam e agradecem à colaboradora pelos 29 anos de serviço dedicado à autarquia. Reconhecem seu conhecimento, habilidade e disposição para ajudar colegas e profissionais, fundamentais para seu sucesso. Lucimar é reconhecida por seu compromisso, excelência, integridade e profissionalismo, sendo uma fonte de inspiração para os demais colaboradores. Finalizam a nota desejando uma longa e feliz carreira profissional para ela e os profissionais ao seu redor.