Coren-MS participa de debate em audiência pública, em Brasília, pelo reajuste do piso salarial

09.07.2024

Campo Grande (MS) – O presidente do Conselho de MS, Enf. Dr. Leandro Afonso Rabelo Dias – esteve na tarde hoje (9/7), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater o reajuste anual do piso salarial da enfermagem. O Coren-MS uniu forças com as demais entidades da categoria para impulsionar a mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 2163/23.

A audiência, convocada pelo deputado Bruno Farias (Avante-MG), foi debatida com a Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara. O parlamentar reclama que o piso salarial foi implantado há um ano e meio e ainda não teve correção, apesar de ter sido aprovado com fonte de recursos assegurada.

Para o presidente, Dr. Leandro Dias, a participação do Coren-MS na audiência é um claro manifesto de indignação com o piso salarial da categoria, há tempos defasado. “Somamos forças com as demais instituições em busca de melhorias para o piso, que há mais de um ano não tem reajuste. O poder de compra está diminuindo cada vez mais e o trabalhador da saúde tendo que fazer plantões e mais plantões para equilibras as contas”, exclama.

O Projeto de Lei prevê que o piso seja atualizado, anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que for maior.