Mais enfermeiros habilitados para PICC adulto e infantil, Hipodermoclise, punção intra-óssea e cateterismo umbilical

24.10.2022

Enfermeira, Dra. Vanessa dos Santos Munhoz, ministrou o curso de Habilitação em PCC Adulto e Infantil

Enfermeiros de diversas instituições participaram neste sábado (22/10) e domingo (23/10), no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), de capacitação em cursos promovidos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) em parceria com o instituto Nobre Educação.

Os profissionais participaram de oficinas que os habilitaram em procedimentos: PICC Adulto e Infantil com USG, Cateterismo Umbilical Hipodermóclise, Punção de Port e Cath e Dispositivos Intraósseo. Além da parte teórica, houve aula prática na qual os presentes executaram as técnicas de cada procedimento, com dispositivos manuais e automáticos com competência e segurança nas diversas clínicas.

O curso foi ministrado pela enfermeira, Dra. Vanessa dos Santos Munhoz. O auditório do Hospital Regional estava praticamente lotado, com as presenças de mais de 40 profissionais da área de enfermagem das mais diversas cidades de Mato Grosso do Sul.

A enfermeira, Ameliane Cilirio Barthiman da Silva, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF), em Paranhos, se interessou pela capacitação. Para participar teve que viajar 466 km de Paranhos a Campo Grande. “São cursos importantes e que ajudam a melhorar a qualidade da assistência. Quero adquirir mais conhecimento para me inscrever em possíveis concursos”, disse.

O enfermeiro Lucas Roberto Pereira, atua no Hospital Municipal de Porto Murtinho, diz que o que mais chamou atenção da capacitação foi o conteúdo prático. “A palestrante (Dra. Vanessa dos Santos) conseguir abordar bem os temas e transmitir as informações baseadas na rotina do dia a dia”, elogiou.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, acompanhou as oficinas e destacou a importância em habilitar enfermeiros para a realização de procedimentos utilizados em situações de emergências, como a punção intra-óssea e os que podem ser incorporados na rotina, a exemplo da Hipodermoclise, visando melhorar a assistência à população